Vinhos

Cabernet Franc 2023, do vinhedo à barrica

Vinificação integral em barrica de carvalho francês deu origem a 700 garrafas de um vinho único

O sonho de fazer um vinho com este conceito já tirava o sossego do jovem enólogo Lorenzo Cristofoli (29) há algum tempo. Esta vontade de experimentar diferentes tipos de vinificações, dando vida a vinhos de estilos distintos com variedades emblemáticas surgiu com o projeto ‘Coleção’, lançado em 2022. Agora, a linha ganha o Coleção Especial Cabernet Franc 2023. Encaixado no propósito da linha, porém avançando um degrau acima, este vinho é resultado de fermentação integral em barrica de carvalho francês, onde estagiou por 12 meses. O vinho chega ao mercado durante o mês de abril.

“Estou muito feliz por estar lançando este vinho. É um negócio que queria fazer há muito tempo. Baita vinho”. Assim o jovem enólogo Lorenzo Cristofoli descreve sua emoção ao apresentar o lançamento, elaborado com uvas cultivadas na Serra do Sudeste. A novidade tem partilha limitada com apenas 700 garrafas, que marcam o início de uma história da Cristofoli com a casta Cabernet Franc, que deverá se aprofundar ainda mais com vinhedos próprios oriundos de mudas plantadas no ano passado e que logo estarão produzindo e se transformando em vinho. A aposta, segundo Lorenzo, se deve ao grande potencial da variedade e sua íntima relação com a cultura da região. Ele conta que tem vinhos feitos com a Cabernet Franc que datam de 1951.

A Cristofoli também coleciona outros rótulos raros na linha, sendo eles: o Cristofoli Coleção Riesling Itálico 2023, branco macerado com uvas desengaçadas manualmente, o Cristofoli Coleção Sur Lie Método Ancestral SO² Free e o Cristofoli Coleção Tannat 2022, resultado de maceração carbônica. Estes foram os rótulos que deram vida a Linha Coleção, criada pela Cristofoli Vinhos de Família. A ideia nasceu da mente inquieta dos jovens enólogos Bruna (37), Letícia (26) e Lorenzo (28), que conduzem a vinícola na Rota Cantinas Históricas, em Bento Gonçalves. Mas o portfólio não se encerra aí, devendo trazer a cada vindima novos lançamentos alimentados pela criatividade do trio que não se limita a seguir rotinas de produção, sempre inspirados no que a mãe natureza lhes entrega.

Agora, a Linha Coleção passa a ter quatro rótulos: Cristofoli Coleção Riesling macerado, Cristofoli Coleção Sur Lie Ancestral, Cristofoli Coleção Tannat com maceração carbônica e o Cristofoli Coleção Cabernet Franc com fermentação integral. A venda é individual, mas a vinícola também oferece a possibilidade de adquirir o kit da Linha Coleção com uma caixa de madeira personalizada.

PROCESSO DE ELABORAÇÃO

Variedade: Cabernet Franc
Origem da uva: Pinheiro Machado – Serra do Sudeste
Vindima: 2023
Teor alcoólico: 13,5%
Temperatura de serviço: 18ºC a 20ºC
Técnica de vinificação: Fermentação Integral em Barrica de Carvalho Francês
Garrafas: 700

Conceito

A fermentação alcoólica integral em barrica de carvalho é um processo onde o mosto (suco de uva) é fermentado dentro de barricas de carvalho sem transferência para tanques de fermentação. Isso permite que o vinho adquira características específicas do carvalho desde o início do processo, como aromas e sabores de especiarias e tostado. O contato direto com as leveduras presentes naturalmente na barrica também pode contribuir para a complexidade do vinho. Este método geralmente é utilizado para vinhos de alta qualidade e produção limitada, pois requer um controle rigoroso da fermentação e do manejo das barricas.

Vinificação

Colheita manual. Desengace e esmagamento dos cachos. Fermentação alcoólica com leveduras selecionadas a uma temperatura de 20ºC a 24ºC, controlada com a adição de gelo seco. Remontagem suave, rodando a barrica para uma extração lenta e delicada dos polifenóis. Feita a fermentação, retiramos o vinho e as cascas da barrica e na sequência voltamos somente o vinho para o barril.

SERVIÇO DA VINÍCOLA

Local: ERS 431 km 06 – Rota Cantinas Históricas – Faria Lemos – Bento Gonçalves (RS)

Horário de atendimento:

De segunda a sexta: das 8h às 18h
Sábados: das 9h30min às 18h
Feriados: das 9h30min às 17h
Loja virtual: www.loja.vinhoscristofoli.com.br

Consultas e reservas: para todas as experiências devem ser feitas pelo www.vinhoscristofoli.com.br, pelo e-mail [email protected] ou pelo whats (54) 9 8403.9247.

Fotos: Divulgação Cristofoli

Você também pode gostar...