Turismo Viagens Vinhos

Depois de Porto Alegre, a linha Peregrino com vinhos de Carlos Barbosa

Vinícola Lugares aposta em três varietais sem passagem por madeira, com produção que varia de 120 a 260 garrafas

A paixão pela cultura do vinho e o sonho de engarrafar suas próprias histórias e de estar sempre em busca de novos lugares, uniu o engenheiro civil Lúcio Salvadori Possebon e o publicitário Janquiel Mesturini em torno do projeto que deu origem à Vinícola Lugares. Depois do Grande Encontro, um apassitado de cinco safras – 2006, 2011, 2012, 2013 e 2022 – com microvinificações de Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc cultivadas em Porto Alegre, agora os amigos apresentam a Linha Peregrino. São três varietais tintos – Nebbiolo, Teroldego e Marselan -, elaborados com uvas cultivadas em Carlos Barbosa, no Vinhedo do Capo, em Carlos Barbosa.

O trio é de 2023 e, assim como o Grande Encontro, tem a expertise do reconhecido enólogo Alejandro Cardozo, eleito Enólogo do Ano 2021, e do engenheiro agrônomo Silvano Michelon, formando o time técnico que está por trás de cada rótulo. O atrevimento e ousadia estão aquém do desejo de fazer novas descobertas. O Peregrino Nebbiolo chega com 120 garrafas (500 palntas), o Peregrino Teroldego com 200 (400 plantas) e o Peregrino Marselan com 260 (300 plantas).

A vinificação dos três vinhos foi aberta com remontagem manual, sem clarificação e sem filtração. A fermentação também foi aberta com remontagem manual. Na sequência, foi feita a descuba, seguida pela fermentação malolática, decantação e engarrafamento sem nenhuma intervenção.

A marca

Lugares nasceu a partir de um espírito de busca interminável. Uma busca por redescobrir culturas vinícolas em regiões específicas, por testar micro lotes de vinhedos e elaborar micro vinificações. Por personalizar cada detalhe. Um espírito de descoberta e paixão pela cultura da uva e do vinho, cultivado desde a infância em meio a parreirais e produções artesanais das famílias. O cachorro, ícone que faz parte da marca, foi inspirado num farejador de trufas, que sempre está em busca de algo e que não para de procurar. Simboliza, ainda, a amizade, lealdade e companheirismo. Juntos, name e ícone, representam a eterna procura pelo inesquecível. Mais informações pelo WhatsApp (54) 9 9135-0258, pelo e-mail [email protected] ou pelo site www.vinicolalugares.com.br.

LINHA PEREGRINO

VINÍCOLA LUGARES – Bento Gonçalves

SAFRA: 2023

VARIEDADES: NEBBIOLO, TEROLDEGO E MARSELAN

VINHEDO DO CAPO – CARLOS BARBOSA (SERRA GAÚCHA – RS)

O vinhedo é de propriedade da sociedade de Lúcio Possebon com o médico Fábio Cauduro.

O TERROIR

Região – Vinhedo do Capo – Carlos Barbosa (Serra Gaúcha – RS)

Variedades Cultivadas – Nebbiolo, Teroldego e Marselan

Solo – Solo–Franco-argiloso (50% argila, 25% silte e 20% areia), pesado, com bastante retenção de água, mas bem profundo, com possibilidade de um bom enraizamento e um bom equilíbrio da planta com o crescimento. É um solo bastante fértil, com altos níveis de matéria orgânica, acima de 3%, favorecendo o desenvolvimento da videira. Este solo permite fazer boa área folhar, o que contribui para alcançar potencial de maturação bem maior do que em outras regiões. Como é um solo profundo, com exposição noroeste e declividade norte, é bem drenado. Tem potencial de matéria corante alta devido a argila e por ser alto em potássio e matéria orgânica, o que entrega teor de antocianinas, taninos e polifenóis, resultando em vinhos potentes, bem encorpados, com alta estrutura, de guarda, longevos.

Clima – Subtropical com estações bem definidas. Alto índice pluviométrico o ano todo com boa distribuição. Temperatura com amplitude térmica alta, possibilitando concentração de antocianinas, polifenóis, pigmentos e aromas. Os verões quentes com noites frias contribuem para a elevada maturação e os invernos bem frios trazem boa quebra de dormência com brotação mais uniforme.

A VINIFICAÇÃO

Vinificação aberta com remontagem manual, sem clarificação e sem filtração.

A fermentação foi aberta com remontagem manual. Na sequência foi feita a descuba, seguida pela fermentação malolática, decantação e engarrafamento sem nenhuma intervenção.

OS VINHOS

PEREGRINO NEBBIOLO

GARRAFAS – 120

DENSIDADE 0.9922

ÁLCOOL 13.8

AÇÚCAR 2.96

PH 3.64

ACIDEZ TOTAL 96

ACIDEZ VOLÁTIL 10

SO2 L 44

SO2 T 67

CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS

VISÃO – Vermelho rubi, brilhante.

OLFATO – Frutas vermelhas, frutas negras como mirtilo, especiarias, cassis, marmelo, couro.

PALADAR – Elegante, encorpado, notas de frutas negras, equilibrado, persistente, taninos potentes, e boa acidez.

TEMPERATURA IDEAL – 12°C a 18°C

DICAS DE HARMONIZAÇÃO – Carneiro, cervo ou javali com boa dose de gordura, na grelha ou em receitas a fogo lento, com molhos concentrados e um toque de doçura, woks de carne e verduras, receitas com bacon e reduções de vinho tinto, massas e queijos maduros.

PEREGRINO TEROLDEGO

GARRAFAS – 200

DENSIDADE 0.9922

ÁLCOOL 13

AÇÚCAR 2.13

PH 3.92

ACIDEZ TOTAL 93

ACIDEZ VOLÁTIL 11

SO2 L 41

SO2 T 100

CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS

VISÃO – Cor vermelho profundo, com notas grená.

OLFATO – Aromas de mentol, menta, eucalipto e especiarias.

PALADAR – Em boca, é um vinho longo, profundo, estruturado e com taninos firmes.

TEMPERATURA IDEAL – 12°C a 18°C

DICAS DE HARMONIZAÇÃO – Carne bovina, cordeiro, caças de pelo e pena, javali, embutidos defumados, queijos com sabor acentuado.

PEREGRINO MARSELAN

GARRAFAS – 260

DENSIDADE 0.9918

ÁLCOOL 12.2

AÇÚCAR 2.22

PH 3.69

ACIDEZ TOTAL 94

ACIDEZ VOLÁTIL 10

SO2 L 55

SO2 T 80

CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS

VISÃO – Vermelho rubi.

OLFATO – Notas de frutas vermelhas como romá, além de especiarias como canela, bem como pimenta negra.

PALADAR – Frescura longa com notas frias, com destaque para framboesa.

TEMPERATURA IDEAL – 12°C a 18°C

DICAS DE HARMONIZAÇÃO – Por ser uma variedade versátil, contudo com taninos finos, harmoniza muito bem com carnes vermelhas, queijos médios como Gruyère e Emmental e massa ao sugo.

Fotos: Divulgação Vinícola Lugares

Você também pode gostar...