Mais de 27 pessoas do grupo tiveram a oportunidade de conhecer o universo do café, desde a plantação até sua chegada à xícara das 140 lojas da rede Pão de Açúcar
A illycaffè, líder mundial em café sustentável de alta qualidade e uma Benefit Corporation, e Grupo Pão de Açúcar (GPA) realizaram uma visita ao Armazém Peneira Alta, em Minas Gerais, e às fazendas de café parceiras da empresa, com o objetivo de explorar o universo da produção de café. A visita proporcionou aos convidados uma imersão completa nas diversas etapas do processo produtivo, desde a plantação até a xícara.
Durante o evento, os 27 participantes tiveram a oportunidade de conhecer cada uma das estações do processo de produção de café, guiados por especialistas do setor. A visita contou ainda com workshops e dinâmicas interativas conduzidas pela Università Del Caffè, realizadas no espaço especialmente cedido pelo Armazém Peneira Alta.
Todas as atividades interativas foram fundamentais para aprofundar o conhecimento dos convidados sobre os processos envolvidos na produção do café de alta qualidade. A programação contou com os seguintes temas: seleção dos grãos, técnicas de cultivo, métodos de colheita e processos de torra e moagem, até chegar ao produto final que é apreciado em xícaras de todo o mundo.
De acordo com os presentes, a visita foi extremamente enriquecedora devido à troca de conhecimentos e experiências, fortalecendo ainda mais a parceria entre o Grupo Pão de Açúcar e a illycaffè. O evento foi um marco importante para estreitar os laços entre as duas empresas, permitindo um entendimento mais profundo sobre os valores e a dedicação envolvidos na produção de um café de excelência. Até o momento, o café illy está presente em 140 lojas do GPA e em breve será encontrado em 173 lojas, uma parceria que promete trazer ainda mais benefícios aos consumidores illy e GPA.
illycaffè é uma empresa familiar italiana fundada em 1933, em Trieste, que tem como missão oferecer o melhor café ao mundo. Produz um exclusivo blend 100% Arábica composto por 9 ingredientes diferentes. A empresa seleciona apenas 1% dos melhores grãos de Arábica do mundo. Todos os dias são servidas 8 milhões de xícaras de café illy em mais de 140 países em todo o mundo, nos cafés, restaurantes e hotéis, em cafés e lojas de marca própria, em casa e nos escritórios, nos quais a empresa está presente através de filiais e distribuidores. Desde a sua fundação, illycaffè tem direcionado as suas estratégias para um modelo de negócio sustentável, compromisso que reforçou em 2019 ao adotar o estatuto de Benefit Company e em 2021 ao tornar-se a primeira empresa de café italiana a obter a certificação internacional B Corp. Tudo o que é “made in illy” tem a ver com beleza e arte, princípios fundamentais da marca, desde o seu logotipo, desenhado pelo artista James Rosenquist, até às xícaras da illy Art Collection, decoradas por mais de 130 artistas internacionais, ou máquinas de café concebidas por designers de renome internacional. Com o objetivo de difundir a cultura de qualidade a produtores, baristas e amantes do café, a empresa desenvolveu a Università del Caffè que hoje realiza cursos em 23 países em todo o mundo. Em 2023, a empresa teve um faturamento de 595,1 milhões de euros. A rede de marca própria da illy tem 159 pontos de venda em 30 países.