Peças da estação necessitam atenção para evitar danos no tecido; tirar bolinhas das peças antes da lavagem evita que elas se soltem na máquina e grudem em outras roupas
Com a chegada do outono é preciso estar atento às peculiaridades da estação, especialmente quando o assunto é cuidado com roupas e tecidos. Afinal, com as particularidades das mudanças rápidas de temperatura, é necessário preparar o guarda-roupa com as peças mais utilizadas, e são tendências no período que antecede o inverno.
Considerando esse cenário, José Previero, especialista em tecidos na OMO Lavanderia, rede de lavanderias da Unilever, aponta os principais cuidados para evitar danos nos tecidos das roupas utilizadas no outono e inverno. Confira:
1- Siga as instruções da etiqueta: É imprescindível estar atento às instruções da etiqueta de cada peça, pois nela constam todas as diretrizes e orientações para limpeza do item, bem como o que pode ser corrosivo ou não ao tecido;
2 – Não misture tecidos na máquina de lavar: Alguns tecidos são mais delicados que outros. Por isso, vale a recomendação de não misturar peças mais finas e delicadas com um mais grosso e pesado, pois durante a higienização isso pode trazer danos à peça mais frágil.
3 – Retire as bolinhas indesejadas para não passar para outras peças: Tirar as bolinhas do tricot ou suéter também é necessário para evitar que durante a lavagem elas se soltem na máquina e grudem em outras peças que estão sendo higienizadas em conjunto.
4 – Seque bem as roupas: A secagem das peças também é outro ponto bem importante para evitar mofos ou bolores na hora de guardar as roupas. Por isso, o recomendado é que sejam utilizadas secadoras, a fim de evitar a exposição excessiva da peça ao sol, por exemplo;
5 – Cuide como o item será armazenado no guarda-roupa: Estar atento ao armazenamento das roupas no armário também é outro ponto-chave. Verifique se o guarda-roupa possui a ventilação adequada. No caso de roupas de outras estações, opte por colocá-las em sacos a vácuo, a fim de economizar o espaço.
“Tricot, suéter e roupas de lã, por exemplo, são peças que precisam de uma atenção especial. Por isso, é fundamental seguir esses cuidados durante a higienização para evitar danos nos tecidos”, garante. Para o especialista, essas são apenas algumas precauções que podem colaborar para a maior durabilidade da peça e maior tempo de vida útil dela para as próximas estações.
SOBRE A OMO LAVANDERIA:
OMO Lavanderia é uma iniciativa de corporate venture building da Unilever que, desde 2020, oferece uma série de serviços de lavanderia profissional e cuidado especializado de tecidos. Atualmente, é a segunda maior rede de lavanderias do Brasil, e conta com três modelos de negócios: as lavanderias Especializada, Express e Self-service. Além disso, OMO Lavanderia oferece ainda os serviços OMO Costura, OMO Locker e OMO Casa.
A marca também detém uma operação própria de OMO Lavanderia Compartilhada, que entrega a conveniência da lavanderia de autosserviço 24 horas / 7 dias da semana em espaços compartilhados de prédios e condomínios residenciais, comerciais, flats, hotéis e outros espaços privados, e na qual é líder no setor.
Presente em todas as regiões do país, OMO Lavanderia promove uma economia de 65% de água e energia, em comparação com as operações domésticas.
Em 2023, a marca investiu na instalação de painéis solares em sua loja própria no Campo Belo, em São Paulo, lançando assim a sua primeira operação autossustentável em fonte de energia.