Natura Kaiak lança fragrâncias a partir de tecnologia inédita na perfumaria mundial que traduz sons e cores capturados em uma expedição marítima
A inovação, batizada de Tecnologia VibraScent* e com patente requerida em diversos países, é capaz de traduzir sons e cores em moléculas olfativas por meio da vibração. 100% dos ingredientes do lançamento vibram na mesma frequência que sons e cores do mar.
São Paulo, 16 de setembro de 2024 – Vanguardista em inovação, a Natura apresenta uma tecnologia inédita na perfumaria mundial, capaz de traduzir sons e cores em fragrâncias. Criada e desenvolvida em sua totalidade por cientistas e pesquisadores da marca, a Tecnologia VibraScent*, como foi batizada, é a primeira tecnologia com patente requerida da perfumaria Natura. O anúncio vem acompanhado do lançamento de Kaiak Sonar, nova linha de fragrâncias de Natura Kaiak, marca líder em perfumaria nos lares brasileiros*.
De acordo com Artur Placeres Neto, Ph.D. em Ciências Naturais e Gerente Científico Sênior da Natura, a inovação relaciona a frequência das vibrações em moléculas olfativas, tornando possível para a Natura traduzi-los em fragrâncias onde 100% dos ingredientes vibram na mesma frequência que sons e cores do mar. Desenvolvida com base em um estudo imersivo a respeito do funcionamento do sistema olfativo, VibraScent* parte da premissa de que tudo no mundo é feito de átomos e moléculas que vibram. A partir da medição das frequências dessas vibrações, pode-se realizar uma correlação entre moléculas de sentidos diferentes (visão, audição e olfato).
Verõnica Kato, perfumista exclusiva da Natura, e Artur Placeres Neto, Ph.D. em Ciências Naturais e Gerente Científico Sênior da Natura. Inspiração e ciência para traduzir sons e imagens em fragrâncias. Crédito: Divulgação Natura.
Cláudia Pinheiro, diretora global de Perfumaria da Natura, destaca que, assim como a audição, o olfato é um sentido sensorial e vibracional. “Tanto o som como o perfume viajam no ar, são vibrações de energia que vagam no espaço até encontrar ressonância em nossos órgãos dos sentidos. Captadas e interpretadas por nosso corpo e mente, acessam imediatamente nossos sentimentos, emoções e memórias, tudo isso encapsulado em sons e cheiros”, explica. “Como a única marca da América Latina que conta com uma perfumista criativa in house, conseguimos unir tecnologia e arte para transmitir toda a potência do frescor com as fragrâncias de Kaiak Sonar.”, complementa.
Com patente requerida no Brasil, Argentina, Chile, México, Equador, Colômbia, Peru, Bolívia, Malásia, Estados Unidos, União Europeia e Canadá, a Tecnologia VibraScent*, exclusiva da Natura e inédita no mundo da perfumaria, foi utilizada no mais novo lançamento de Kaiak, marca nº 1 de perfumaria nos lares brasileiros, segundo a Kantar. A materialização da inovação em dois perfumes de Kaiak Sonar, foi feita pela medição das frequências vibracionais das moléculas olfativas usadas em perfumaria, por meio de espectroscopia de infravermelho, e pela captação de sons e cores do oceano na forma de frequências vibracionais, seguido do pareamento destas frequências.
A inspiração para as novas fragrâncias surge da conexão de Natura Kaiak com o universo aquático, incluindo sua preocupação com a preservação e regeneração dos oceanos. Durante uma expedição de veleiro em mar aberto, técnicos captaram sons e imagens característicos do ambiente marítimo. O pareamento destas frequências permitiu que 100% dos ingredientes utilizados nas fragrâncias vibrassem na mesma frequência que sons e cores de elementos da natureza aquática, como ondas, vento nas velas, crustáceos no fundo do mar, pássaros, baleias, sinos e muito mais.
“Além dos sons, captamos e fizemos a leitura de imagens através de espectrogramas para traduzir todo esse ambiente para as fragrâncias. Não apenas nos inspiramos, mas de fato traduzimos o mar, dando um passo mais perto da realidade de transportar as pessoas para o universo aquático que é tão característico de Natura Kaiak”, finaliza Claudia.
Pareamento entre os sons captados durante a expedição e moléculas olfativas por meio de frequências vibracionais. Crédito: Divulgação Natura.
*Patente requerida em: Brasil, Argentina, Chile, México, Equador, Colômbia, Peru, Bolívia, Malásia, EUA, União Europeia, Canadá.
*Fonte: Kantar, Divisão Worldpanel | Painel de Consumidores l Participação do Mercado em Valor, Volume e Penetração | T. Canais entre Categorias de Beleza | Total Brasil l Categoria: Perfumaria l Ano Móvel Junho 2024.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura, resultado da combinação entre as marcas Avon e Natura. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras de Beleza, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.
Natura no Rock in Rio Brasil 2024
Natura e Rock in Rio se unem pela terceira vez em mais uma parceria de sucesso. Em 2024, a Natura, marca líder em beleza e cuidados pessoais no Brasil e na América Latina, se junta ao maior festival de música e entretenimento do mundo com o convite “E se nosso corpo pudesse sentir mais o Rock in Rio?”, que traduz a combinação da potência sensorial de seus produtos com a potência da música para despertar emoções, gerando o festival mais memorável de todos os tempos. Com a parceria, a Natura co-patrocina o Palco Sunset, o palco dos grandes encontros e queridinho do público e da crítica, e que chega na edição que celebra os 40 anos do Rock in Rio com a mesma boca de cena que o gigante Palco Mundo, reforçando seu propósito de despertar sensações que tiram as pessoas da apatia, promovendo a união coletiva por um mundo melhor e de melhores relações entre as pessoas, proporcionando bem-estar por meio de seus produtos e experiências.