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Ceará Está na Moda: um evento que une moda, cultura e negócios

Serão 7.500 metros² para o evento que estima receber cerca de 5 mil pessoas em três dias de programação

O Ceará Está na Moda (CEM), evento promovido de forma conjunta pelo Sistema Fecomércio, por meio do SESC e do SENAC Ceará, e pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), através do SESI e SENAI Ceará, e acontece de 23 a 25 de abril no Centro de Eventos. O evento vai promover a inovação e a capacitação dos atores do setor de confecção e da moda, além de movimentar os setores do turismo de negócios e eventos no estado, fortalecendo a imagem e a representatividade do Ceará no âmbito nacional, gerando postos de trabalho, com a implantação de um evento no calendário nacional.

Mais de 80 expositores locais mostrarão a diversidade e a qualidade da moda cearense, desde a confecção de calçados e bolsas, lingerie, moda praia, cama mesa e banho, até a rede, um dos símbolos da cultura do estado. Para o idealizador e presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), Afonso Júnior, “O CEM é um evento completo, que vai reunir todos os atores da cadeia produtiva, desde os expositores, que mostram as suas coleções e produtos, até os compradores, que vêm de todo o Brasil e do exterior, em busca de novidades e oportunidades de negócios. E ainda vai proporcionar conhecimento, com capacitação por meio das oficinas, palestras e desfiles de moda”, comentou. 

Para estar à frente do CEM, seis embaixadores foram escolhidos. Pessoas que representam toda a complexidade, diversidade e criatividade da moda e do mercado cearense. São eles: Dane Holanda, do Maraponga Mart Moda; Wladia Cacau, da marca Vanilla; Renato Thomaz, da marca Água de Coco; Iury Costa, da marca Iury Costa; Claudênia Régia, da marca Diamantes; e Tathy Rabelo, a Rainha do Jeans.

O CEM terá diferentes espaços dedicados a momentos estratégicos de conhecimentos e negócios, como: rodadas de negócios, oficinas, salão da cultura, salão do comércio, desfiles de moda, salão da economia circular e trilha de capacitação.

Dentro da programação do Senac Ceará, o CEM contará com palestras de grandes nomes da moda local e nacional. Entre os palestrantes, estão Caíto Maia, que falará sobre empreendedorismo e inovação de produtos e pontos de vendas; Gustavo Venâncio Narciso, que compartilhará de histórias inspiradoras do Instituto C&A; Carol Fernandes, que falará sobre as principais tendências de comportamento e consumo para o futuro da moda; e Alzira Vasconcelos, que falará sobre o conceito de novo varejo de moda, baseado na colaboração, na cocriação, na personalização, na transparência e na tecnologia.

Também estarão presentes André Carvalhal, falando sobre como o design pode ser uma ferramenta para criar soluções sustentáveis e inovadoras para a moda; Eduardo Cristian, que compartilhará as suas experiências e dicas sobre como melhorar a qualidade e a produtividade da confecção; Camila Salek, que discutirá os desafios e as oportunidades do varejo de moda na era digital, e como criar experiências memoráveis para os clientes através do visual merchandising; e Alexandre Herchcovitch, que contará como acontecem os processos criativos e como eles reinventam a moda ao longo do tempo.

Entre os desfiles que serão apresentados, teremos dois grandes estilistas cearenses: Marina Bitu e Ivanildo Nunes. Ambos em colaboração com os alunos do Senac Ceará. Outro destaque é o lançamento das coleções de Sarah Veloso, Sanderson Amaral e Renê Carvalho, vencedores do concurso Jovens Criadores Senac. Cada um lançará uma coleção individual e exclusiva para o CEM.

Ivanildo ainda participa do Fashion Lab Senac, onde será desafiado a desenvolver uma peça durante o evento. O público terá a oportunidade de acompanhar o processo ao vivo, e a peça resultante será exposta no estande do Sistema Fecomércio.

Na programação do Sesc, Antônio Rabelo marca presença, junto com o artesão do couro e mestre da Cultura do Ceará, Espedito Seleiro, no espaço do Sistema Fecomércio, que leva um pouco do projeto Sesc Museus Orgânicos para que os visitantes ampliem seus conhecimentos sobre cultura popular e artesanais feitas no Estado, incluindo o trabalho das crocheteiras de Jericoacoara e das artesãs da Associação de Artesãs da Fibra da Banana (FIBRARTE), de Missão Velha.

Realizado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC) e pela Câmara dos Conselhos Empresariais da Fecomércio (CACE), em especial a da moda, o Ceará Está na Moda (CEM) une a força do comércio e da indústria para mostrar o que o Estado tem de melhor. O evento conta com o patrocínio das instituições: Sebrae, APEX Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Governo Federal, SindieventosCe, Sinditêxtil, SindConfecções, Sindroupas, Sindiredes, Sindcalf, Sindilojas e Abvtex.

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